Tritrichomonas foetus é um parasito muito conhecido na bovinocultura por causar distúrbios reprodutivos, porém em 1996 foi descoberto parasitando felinos, causando distúrbios gastrintestinais, como diarreia, dor abdominal, colite, incontinência fecal, dentre os sinais.
Acomete principalmente felinos de gatis, porém pode estar presente em qualquer animal. Geralmente o animal se infecta na caixa de areia, nos casos de compartilhamento de caixas com um ou mais felinos.
A prevalência em felinos, varia de acordo com a região e as técnicas utilizadas para a pesquisa, podendo chegar em 15% para uma população geral de gatos ou 30% para felinos com diarreia.
O Tritrichomonas foetus é um protozoário flagelado, unicelular e apresenta uma única fase de vida, o trofozoíto, parasita principalmente o intestino grosso de felinos, causando principalmente diarreia crônica.
Fonte: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-70132-5_14 ( (David Arranz Solís from SALUVET-UCM is acknowledged for providing this graph))
A sobrevivência do Tritrichomonas foetus no meio ambiente é limitada, cerca de 20-30 minutos após eliminação juntamente com as fezes. Portanto os testes diagnósticos devem ser realizados o mais rápido possível após a defecação. Ainda, pode-se utilizar enema (lavado intestinal) para a coleta do material. Após a coleta as fezes devem ser refrigeradas imediatamente e enviadas para o laboratório mais próximo (informar no momento da solicitação da coleta a suspeita clínica, pois o laboratório irá retirar a amostra mais rapidamente).
As técnicas utilizadas para o diagnóstico são as que utilizam flutuação em soluções hipersaturadas, sendo a técnica com a maior sensibilidade a de Sheather. Ainda, pode ser utilizado o exame direto, porém possui uma sensibilidade menor ou a técnica de PCR, tendo como principal inconveniente a demora para o resultado comparado com a técnica de Sheather.
Caso não seja possível o envio para o laboratório imediatamente após a coleta, pode ser realizado a confecção de lâminas de esfregaço de fezes (citologia), de preferência com muco, as lâminas devem ser secas ao ar e fixadas com metanol (ou primeiro fixador do corante panótico), após as lâminas podem ser enviadas em temperatura ambiente.
Conte com o SBS Laboratório para diagnóstico de Tritrichomonas foetus em felinos. Confira nossa tabela completa de análises em: https://sbslaboratorio.com.br/analises-veterinarias/
Autora: Dra. Alessandra Snak