A análise foliar consiste em analisar quimicamente uma amostra de folhas representativa de uma área. Onde esta deve ser sempre considerada como uma prática complementar à análise de solo no intuito de se identificar a ocorrência de excessos, carências ou desequilíbrios nutricionais.
Para que os resultados sejam fieis, um aspecto importante é a época de amostragem e a escolha do tecido a ser colhido.
A época recomendada é quando 50 % das plantas do talhão se apresentar em início do florescimento, que ocorre com o aparecimento de uma flor aberta em qualquer nó da haste principal.
Deve-se colher, por talhão, em torno de 35 (trinta e cinco) folhas trifoliolodas recém-maduras, sem pecíolo, que, de modo geral, correspondem à terceira ou quarta folha a partir do ápice da haste principal.
Para a interpretação dos resultados pode-se utilizar a metodologia das faixas de suficiência. Neste método, a interpretação do estado nutricional das plantas é feita pela comparação direta entre os resultados da análise foliar com os valores de referência, conhecidos como faixas de suficiência, previamente estabelecidos para a cultura.
Para análise foliar e maior produção de grãos, conte com o SBS Laboratório!
Confira todas as nossas análises em: https://sbslaboratorio.com.br/analises-agronomicas/
Autora: Aline Snak