Neospora caninum é um protozoário que infecta diversas espécies de animais, tendo como principal hospedeiro definitivo os cães e hospedeiros intermediários os bovinos. A espécie bovina é a mais estudada, devido a prejuízos econômicos causados pelas falhas reprodutivas, como abortos, natimortos e fetos mumificados.
Além de bovinos, esse protozoário pode acometer outras espécies de animais, como ovinos, caprinos, equinos e suínos.
Há dois tipos de transmissão do protozoário via transplacentária: a exógena, quando o animal se infecta durante a gestação ingerindo oocistos junto com água e alimentos. E a endógena, quando a infecção é reagudizada em animais cronicamente infectados , isso ocorre durante a gestação devido ao estresse e ação de alguns hormônios.
Em suínos, são raros os trabalhos que avaliam patogenia, sinais clínicos e transmissão transplacentária. Poucos veterinários, zootecnistas e produtores sabem a importância desse protozoário para a produção suínos.
Neospora caninum pode causar, em suínos, fetos mumificados se os animais forem infectados entre o segundo e terceiro terço gestacionais. Ainda, pode ser transmitido via transplacentária para os leitões quando a infecção acontecer em qualquer fase da gestação, inclusive na infecção crônica, chamada de transmissão transplasentária endógena.
O diagnóstico pode ser realizado através de sorologia ou biologia molecular (PCR), para isso pode se utilizar a coleta de sangue e/ou saliva, sendo a saliva a amostra que apresenta melhores resultados.
Para conferir e saber mais sobre N. caninum em suínos, acesse: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0304401719302158
Nós, do SBS Laboratório, realizamos diagnóstico de N. caninum em qualquer espécie de animal! Conte conosco!
Confira nossa lista de análises no link: https://sbslaboratorio.com.br/analises-veterinarias/
Autor: Dra. Alessandra Snak