Solos férteis são aqueles com a capacidade de ceder nutrientes as plantas, dentre os quais ressaltam-se os micronutrientes, que são absorvidos em pequena quantidade, porém cruciais para a fertilidade do solo e desenvolvimento de plantas.
Os micronutrientes podem ser classificados em essenciais (zinco [Zn], cobre [Cu], ferro [Fe], manganês [Mn], molibdênio [Mo], boro [B] e cloro [Cl]) e os micronutrientes benéficos (sódio [Na], cobalto [Co], silício [Si], e níquel [Ni]. A seguir, veremos mais sobre cada um destes:
As principais funções atribuídas ao boro são o metabolismo de carboidratos e transporte de açúcares através das membranas, síntese de ácidos nucleicos (DNA e RNA) e de fito hormônios, formação de paredes celulares e divisão celular.
Está envolvido diretamente no desdobramento da molécula da água na fotossíntese.
Participa de muitos processos fisiológicos como a fotossíntese, respiração, distribuição de carboidratos, redução e fixação de nitrogênio, metabolismo de proteínas e da parede celular, influência na permeabilidade dos vasos do xilema à água, controla a produção de DNA e de RNA e sua deficiência severa inibe a reprodução das plantas reduzindo a produção de sementes e causando a esterilidade do pólen, também, está envolvido em mecanismos de resistência a doenças.
Complexos orgânicos de ferro estão envolvidos no mecanismo de transferência de elétrons, enquanto que proteínas do grupo não heme estão envolvidas na redução de nitratos e de sulfatos. Este elemento também está diretamente implicado na formação de clorofila e no metabolismo de ácidos nucleicos, além de exercer funções catalíticas e estruturais.
Todas as plantas tem uma necessidade específica de manganês e sua função mais importante está relacionada com os processos de oxirredução. Além disso, o manganês acelera a germinação e aumenta a resistência das plantas à seca, beneficiando o sistema radicular.
A função mais importante do molibdênio nas plantas está associada com o metabolismo do nitrogênio. Esta função por sua vez está relacionada à ativação enzimática, principalmente com as enzimas nitrogenases e redução do nitrato.
A participação mais importante do zinco nos processos metabólicos das plantas é como componente de várias enzimas, tais como: desidrogenases, proteinases, peptidases e fosfohidrogenase. Este elemento também está relacionado ao metabolismo de carboidratos e proteínas, fosfatos e também na formação de auxinas, RNA e ribossomos.
Destaca-se portanto, a importância das análises químicas de solo, afim de identificar quais nutrientes estão em falta ou excesso, de maneira a fornecer ao solo o máximo de fertilidade.
Consulte nossa tabela de análises em: https://sbslaboratorio.com.br/analises-agronomicas/
Conte com o SBS Laboratório para análises de solo em Cascavel e região Oeste do Paraná!
Autora: Msc. Aline Snak
Fonte:
http://www.nutricaodeplantas.agr.br/
https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/feijao/arvore/CONTAG01_20_237200483743.html