Amostras para análises citológicas podem ser coletadas de três maneiras:

  • Punção com agulha fina (citologia aspirativa (PAAF) ou não aspirativa (PAF));
  • imprint;
  • raspagem;
  • swab.

Citologia por punção com agulha fina

A citologia aspirativa deve ser realizada com o auxílio de uma agulha de calibre fino e seringa de volume grande (10-20 mL). Deve ser realizado antissepsia do local onde será realizado. E seguir os passos indicados:
– introduzir a agulha no local a ser coletado o material,
– puxar o embolo da seringa, para criar pressão negativa (até 5-10 mL),
– fazer movimentos de leque sem retirar a agulha do local,
– soltar o embolo da seringa para liberar a pressão negativa,
– retirar a seringa juntamente com a agulha do local.
Para a confecção da lâmina, deve-se retirar a agulha da seringa, puxar o embolo, em seguida colocar a agulha novamente e espirrar o conteúdo que estava dentro da agulha para uma lâmina. A seguir realizar o esfregaço através de squach e secar a lâmina ao ar rapidamente. Armazenar as lâminas em porta-lâminas e manter em temperatura ambiente.

Já para a citologia não aspirativa, os passos estão abordados abaixo:
– introduzir a agulha na lesão,
– fazer movimentos de leque sem retirar a agulha do local,
– retirar a agulha do local,
– utilizar uma seringa com o embolo puxado e fixar a agulha,
– espirrar o conteúdo da agulha em uma lâmina,
– realizar o squash (esfregaço),
– secar a lâmina rapidamente ao ar e manter em temperatura ambiente em um porta-lâmina.

Citologia por imprint

A citologia através do imprint, geralmente é realizada em lesões ulceradas, para isso deve ser realizada uma leve limpeza no local, retirando crostas, excesso de sangue e após pressionar uma lâmina sobre o local. Essa lâmina deve ser seca ao ar rapidamente e armazenada em temperatura ambiente dentro de um porta-lâminas.

Citologia por swab

A citologia através de swab é realizada em citologias vaginais, lesões orais ou otológicas. Para realiza-la basta esfregar o swab na lesão ou no tecido desejado e após rolar o swab em uma lâmina, secar ao ar rapidamente e armazenar em temperatura ambiente dentro de um porta-lâminas.

Citologia por raspagem

A citologia através de raspagem são utilizadas principalmente em lesões externas, quando são firmes e esfoliam muito pouco.
Para a colheita do material pode se utilizar uma lâmina de bisturi ou uma lâmina de vidro, realizando a raspagem do local várias vezes e depositando o conteúdo no centro de outra lâmina de vidro.

obs:
Amostras de cistos, recomenda-se enviar juntamente com a lâmina o líquido colhido, dentro da própria seringa de coleta ou tubo sem anticoagulante (tampa vermelha ou branca).
Caso o tempo de envio/transporte até o laboratório seja prolongado, a lâmina poderá ser fixada com metanol ou álcool 95 %. Já no caso de líquidos esse poderá ser diluído em álcool 50 % na proporção 1:1. Não refrigerar a amostra coletada em lâmina. Sempre confeccione de duas a três lâminas do mesmo local.

Conte com o SBS Laboratório para análises citológicos, contamos com excelentes profissionais na área para o melhor suporte possível. Caso tenha dúvidas de como coletar a amostra, armazena-la e envia-la é só entrar em contato pelo email: [email protected], telefone  (45) 3306-9005 ou (45) 99845-1680.

Para conferir nossa tabela completa de análises acesse: https://sbslaboratorio.com.br/analises-veterinarias/

Autora: Dra. Alessandra Snak

Entre em contato

Escreva uma mensagem com sua dúvida que nossa equipe de atendimento entrará em contato.