A análise de qualidade fisiológica das sementes a partir do teste de tetrazólio é uma alternativa promissora, principalmente devido a sua rapidez e eficiência na determinação da viabilidade, vigor, potencial de germinação e danos por umidade, danos mecânicos e lesões causadas por percevejos.

O resultado do teste se da a partir alteração na coloração dos tecidos das sementes em contato com a solução de tetrazólio, onde os tecidos vivos apresentam-se na coloração vermelho brilhante e tecidos mortos ou muito deteriorados apresentaram-se descoloridos ou vermelho-carmim forte. Ainda com o padrão na coloração pode-se identificar sementes viáveis e não viáveis, sementes de alto e baixo vigor e pode fornecer o diagnóstico da causa da perda da viabilidade das sementes.

O teste padrão de germinação apresenta algumas limitações, principalmente por não permitir identificar com exatidão o vigor e identificar os fatores que afetam a qualidade da semente, além de seus resultados serem frequentemente mascarados pela presença de fungos. Tais limitações podem causar sérios prejuízos aos produtores (EMBRAPA, 2017).

O Laboratório SBS realiza a análise de sementes através do tetrazólio em várias espécies vegetais além das grandes culturas convencionais, sempre seguindo a Regra para Análise de Sementes (RAS) determinada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Confira todas as nossas análises em: https://sbslaboratorio.com.br/analises-agronomicas/

EMBRAPA, Qualidade de Sementes e Grãos Comerciais de Soja no Brasil, Documentos 393. 2017.

Entre em contato

Escreva uma mensagem com sua dúvida que nossa equipe de atendimento entrará em contato.