A calagem, que consiste na aplicação de calcário no terreno, é necessária para corrigir a acidez do solo e assim melhorar o aproveitamento dos fertilizantes e alcançar maior produtividade das culturas. Entretanto, o próprio calcário precisa ter sua eficiência garantida para que proporcione total benefício à lavoura, ainda mais por não ser um produto industrializado, no qual sua composição pode variar. Dessa forma, a análise de corretivos agrícolas pode ser considerada tão importante quanto a própria análise de solo.
Para efetivamente realizar a análise de corretivos agrícolas, e garantir a eficiência do calcário, é necessário se atentar à alguns parâmetros, como:
Indica a capacidade potencial do corretivo de neutralizar a acidez do solo;
Pode-se identificar um corretivo de acidez do solo por meio da determinação dos teores de cálcio e de magnésio. Se os teores encontrados desses elementos forem muito baixos ou ausentes, significa que o material não é corretivo da acidez, estes teores são determinados na forma elementar, mas por convenção são expressos nas formas de CaO e MgO, em todos os corretivos.
Os constituintes neutralizantes dos corretivos apresentam baixa solubilidade, assim, sua reação vai ser influenciada pela umidade e pelo contato de suas partículas com o solo, este contato vai ser influenciado pelo grau de moagem do corretivo e por sua mistura com o solo. Quanto mais moído se apresentar o corretivo, maior será seu contato e maior será sua reação no solo.
É o percentual do corretivo que reage no solo no período de três meses, em função da sua granulometria,
As características reatividade e poder de neutralização determinam a ação do corretivo. Para adequada avaliação da ação dos corretivos, essas duas características devem ser associadas e fornecem o índice denominado Poder Relativo de Neutralização Total (PRNT).
Ficou em dúvida sobre como proceder com a análise de calcário? Consulte nossa tabela em https://sbslaboratorio.com.br/analises-agronomicas/ ou entre em contato pelo WhatsApp (45)99845-1680 e telefone fixo (45)3306-9005.
Autora: Msc. Aline Snak
Fonte: https://www.fida.com.br/a-importancia-do-calcario-agricola-no-solo/