As bactérias tem papel importante na promoção do crescimento vegetal e na proteção contra os estresses abióticos e bióticos. Estas bactérias têm sido usadas com sucesso na forma de inoculantes em vários países com a capacidade de reduzir a necessidade de adubação química. Plantas e microrganismos interagem naturalmente no solo formando uma estreita e complexa rede de comunicação que envolve desde sinais bioquímicos a moleculares que podem ser alterados conforme o tipo de associação.
A base para a formulação de inoculantes são as bactérias promotoras de crescimento vegetal. Por não serem fitopatogênicas, podem ser utilizadas para tratamento de sementes, explantes e mudas micropropagadas, incorporadas ao substrato de plantio, tratamento de estacas, tubérculos e raízes, pulverizações na parte aérea incluindo folhagem e frutos, e em pós-colheita.
Para a liberação de uma formulação de inoculante são necessários estudos laboratoriais para o levantamento, isolamento e seleção de estirpes efetivas na promoção de crescimento vegetal e competitivas com a microbiota residente no solo. Após, são realizados estudos em condições controladas e em casas de vegetação, seguido de estudos à campo para a determinação da sua eficácia. Estes testes devem ser realizados em pelo menos dois ecossistemas de importância para a cultura a ser aplicada, e em duas safras agrícolas. Para garantir sua efetividade, o inoculante deve superar duas grandes barreiras:
O laboratório SBS realiza análises de qualidade e viabilidade de inoculantes, para garantir o sucesso produtivo de sua lavoura.
Conheça nossas análises agronômicas em: https://sbslaboratorio.com.br/analises-agronomicas/